Chamadas
INSS: Autodeclaração do Segurado Especial.
No artigo de hoje vou explicar um pouco mais sobre a autodeclaração do Segurado Especial, se você se encaixa nesta categoria, continue conosco e tire suas dúvidas.
O que é Segurado especial?
Este é o trabalhador rural que exerce suas atividades laborais de maneira individual, ou em regime de economia familiar, este cidadão tira o sustento próprio ou de sua família a partir desta atividade.
Resumindo, este cidadão, com a sua família tem que sobreviver da sua própria produção rural, sem a finalidade de comércio ou turismo.
O segurado especial, se encaixa nessas categorias:
- Pescadores Rurais;
- Seringueiro;
- Pescadores;
- Extrativista Vegetal.
Autodeclaração
Esta documentação é primordial para o cidadão que quer aposentar nesta categoria. É disponibilizado pelo INSS, o anexo da autodeclaração, que está incluído nessas quatro categorias que eu citei acima.
Em cada uma delas, possui o seu anexo para preenchimento, em algumas situações não são necessários o preenchimento da autodeclaração, se as informações necessárias estiverem registradas na carteira de trabalho, já será o suficiente para a comprovação do tempo de contribuição.
Como é feito o acesso da Autodeclaração?
O mesmo ocorrerá de maneira automática, pois, caso você fizer o envio das suas documentações e o preenchimento de todas as suas informações, caso não tenha constado nada na sua carteira de trabalho, o INSS mandará em resposta, tudo no requerimento que você solicitou.
O próprio INSS manda os anexos para serem lidos e preenchidos, logo em seguida você preencherá as informações e entrega o documento para a aprovação da previdência.
Regime de Economia Familiar
Esta categoria se encaixa quando o segurado passou a trabalhar no campo com a própria família, o mesmo deverá constar no ato da solicitação da aposentadoria.
Conclusão
É muito importante que as informações prestadas para o INSS sejam claras e objetivas, em caso de dúvidas, o segurado poderá entrar em contato com o atendente do INSS, pelo telefone 135.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional22 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep