Imagem por @Karlyukav / freepik
Conforme a lei, desde março de 2021 aqueles que sofrem com a visão monocular podem requerer legalmente benefícios do INSS, o Instituto já a via como um tipo de deficiência, entretanto antes da determinação prevista pela Lei n. 14.126/2021 judiciário possuía uma opinião contrária quanto a isso.
Entretanto, agora a visão monocular é classificada como uma deficiência sensorial em todos os âmbitos legais.
No artigo de hoje explicaremos quais são os direitos do INSS daqueles que sofrem com a visão monocular, confira.
Como mencionamos agora aqueles que sofrem com a cegueira de um olho, podem ter direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, que antes não possuíam direito, isso graças à Lei n. 14.126/2021. Conheça quais são os benefícios:
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência: este é um benefício do INSS de direito daquele que tem algum tipo de deficiência física, mental, intelectual ou sensorial, existem duas possibilidades de modalidade sendo por idade e por tempo de contribuição, lembrando que cada modalidade possui seus próprios requisitos, porém para ambas é necessário ser um segurado do INSS.
Benefício da Prestação Continuada da Pessoa com Deficiência: esse benefício garante um salário mínimo a pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família, para ter direito é necessário cumprir os requisitos para obtenção como ter a renda por pessoa do grupo familiar menor que 1/4 do salário-mínimo e realizar seu cadastro no CadÚnico.
Isenção do Imposto de Renda: após ser considerada deficiência grave pela lei existe a possibilidade daquele que sofre com a perda da visão de um dos olhos solicitar a isenção do imposto de renda, a isenção tem referência ao que é recebido de aposentadoria, pensão ou reforma militar.
Conhecer os seus direitos é de extrema importância para você poder solicitar os benefícios que possui, após o reconhecimento da visão monocular como deficiência, os benefícios mencionados são alguns dos que você pode solicitar.
Caso você tenha dúvidas sobre os benefícios e qual seria, por exemplo a melhor a aposentadoria para você, orientamos que procure um advogado previdenciário para te ajudar a escolher o benefício mais vantajoso para o seu caso.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…