Categories: ChamadasINSS

INSS começa a notificar segurados para cumprirem novas exigências

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar desde a última quarta-feira (15) os seus segurados que fizeram algum requerimento e que consta algum tipo de exigência. A notificação é feita automaticamente e aparecerá na tela do seu smartphone caso tenha o aplicativo Meu INSS instalado.

O INSS começou a entrar em contato com segurados que precisam cumprir algumas exigências, por meio de ligações da Central 135. O segurado que receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá enviar a documentação pelo Meu INSS, disponível em site ou aplicativo.

Aproximadamente 325 mil segurados devem ser notificados. Além da notificação pelo aplicativo e pela central 135, aproximadamente 300 mil segurados deverão receber um SMS com as orientações necessárias sobre como preencher o envio da documentação.

Antes de você enviar qualquer documentação certifique-se que você está num canal oficial do INSS e evite golpes contra você!

O segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Cumprimento das exigências do INSS

Pelo site Meu INSS ou aplicativo, é possível cumprir todas as exigências, ou seja, apresentar qualquer documento solicitado para conclusão do requerimento.

Ao acessar o Meu INSS, basta selecionar a opção “agendamentos/solicitações”, localizar o seu processo, clicar em seguida no desenho de uma lupa para detalhar o requerimento e então clicar na opção “cumprir exigência”.

Se for preciso incluir documentos digitalizados ou fotografados, é necessário clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. 

Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’. É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Verificando que está tudo certo, finalize o processo clicando em “enviar” e verifique se os documentos aparecem como enviados. Feito isso, basta aguardar a analise do processo. Qualquer novidade sobre o seu requerimento é informada por e-mail, SMS, ou pelo Meu INSS.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



loureiro

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

12 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

14 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

14 horas ago