Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O objetivo das perícias à distância é diminuir a fila de concessão de benefícios, esse projeto é chamado de projeto-piloto que prevê a realização de perícias médicas do INSS com uso de telemedicina, que começa hoje, nesta terça feira (03), este projeto vale somente para a concessão de auxílio-doença.
De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em primeiro momento este procedimento será para um grupo restrito de segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto.
No início do mês foi encaminhado ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma proposta de testar a realização de perícias do INSS com o uso de telemedicina.
O tribunal teria cobrado a elaboração de um plano de perícias à distância para diminuir a fila de concessão do benefício.
Seguindo a proposta, a intenção é que um médico do trabalho contratado pela empresa acompanhe o funcionário na perícia médica virtual, o empregado deve concordar com o procedimento.
Na perícia, o médico da empresa terá que realizar todos os testes solicitados pelo perito médico federal e responder a questionamentos, o mesmo não poderá intervir nas perguntas feitas diretamente ao funcionário.
O perito tem a autonomia de conceder o auxílio-doença, negar ou pedir para que o funcionário compareça a uma agência, caso não fique claro se há ou não o direito ao benefício.
De acordo com o INSS, há aproximadamente 300 empresas em parceria com o instituto, o funcionário deve buscar o RH da empresa para saber se ele está no projeto.
A documentação enviada ao TCU diz que a experiência é apenas para a concessão de auxílio-doença, que passou a se chamar auxílio por incapacidade temporária, depois da Reforma da Previdência.
Este projeto não valerá para:
Após concluir este projeto, a experiência será avaliada para analisar os resultados e emitir recomendações sobre a continuidade ou não da perícia médica com uso da telemedicina, no formato proposto no protocolo, este projeto-piloto segue até 31 de dezembro deste ano (2020).
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…