Chamadas
INSS: Consulte o calendário de pagamentos de 2023
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), liberou o calendário de pagamentos de 2023 para os aposentados, pensionistas e demais segurados que recebem benefícios previdenciários, além do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Os valores de 2023 serão pagos com o novo reajuste, o único pagamento que não será feito com o novo valor de 2023, será para os segurados que recebem nos primeiros dias de janeiro.
Isso porque, recebem nos primeiros dias de janeiro, os segurados que estão na folha de pagamentos de dezembro, logo, com o valor do benefício de 2022.
Já os pagamentos com reajuste começam a ser feitos no dia 25 de janeiro, quando o INSS começa a pagar a folha de janeiro de 0223 para os aposentados e pensionistas.
Pagamentos do INSS de 2023
O novo calendário de pagamentos do INSS deve ser acompanhado pelos segurados para facilitar o planejamento financeiro de 2023, baseado nas datas de recebimento do benefício previdenciário.
Segundo dados do INSS, são pagos mensalmente cerca de 37 milhões de benefícios que vão desde aposentadorias, pensões e auxílios. Desse montante, 21,8 milhões de benefícios são de aposentadorias.
Para 2023 os depósitos começam no dia 25 de janeiro para quem recebe um salário mínimo e no dia 1º de fevereiro para os segurados com renda mensal acima do piso nacional. Confira:

Como saber minha data de pagamento
Nos segurados costumam ter dúvidas sobre como identificar qual será o dia do pagamento. Contudo, a identificação é muito simples, bastando ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, aquele após o traço.
Exemplo: segurado com cartão de benefício 012.345.678-9, deve desconsiderar o último dígito verificador que é o 9, sendo assim o último número então é o 8, ou seja, ele recebe nos dias do calendário para o FINAL 8.
Como fica para os recém beneficiários do INSS
Tanto antigos segurados quanto os novos aposentados, pensionistas recebem no mesmo calendário de pagamentos de 2023. O calendário divulgado pelo governo é para todos os segurados, sejam os antigos aposentados como quem conseguiu recentemente a concessão do benefício.
IMPORTANTE: o pagamento do benefício não é retroativo, ou seja, a data do calendário irá considerar a data da concessão do benefício. Somente para casos de pagamentos atrasados é que os beneficiários poderão requerer o adicional.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.