INSS dá prazo de 120 dias para resgate de importante benefício / Imagem canva pro
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai muito além da aposentadoria. Ele é o pilar de diversos benefícios que amparam os cidadãos em momentos de necessidade.
Entre eles, um dos mais conhecidos e vitais é o Auxílio por Incapacidade Temporária, popularmente chamado de Auxílio-Doença. Mas você sabe exatamente quem tem direito a ele e como solicitá-lo?
Este benefício é uma rede de segurança vital para trabalhadores que se veem impossibilitados de exercer suas atividades habituais devido a problemas de saúde. Seja por uma doença ou um acidente, se a condição te afasta do trabalho por mais de 15 dias, o INSS pode ser seu suporte.
No entanto, o processo envolve etapas importantes, como a perícia médica, que valida a necessidade do afastamento.
É importante passar por uma perícia médica para validar essa condição, e o auxílio pode ser concedido por tempo indeterminado, conforme a avaliação clínica de cada segurado.
Outra informação vital é que após a concessão do benefício, o resgate do valor deve ocorrer em até 120 dias. Passado esse prazo, o benefício é automaticamente cancelado.
Lei também:
Para dar entrada no seu pedido de Auxílio-Doença, o processo ocorre de forma totalmente digital, através da plataforma Meu INSS. Siga os passos a seguir:
Para garantir que sua solicitação seja processada sem problemas, tenha em mãos a documentação correta:
Para o titular do benefício:
Se houver procuração ou representação legal:
Ter toda a documentação organizada e correta é fundamental para agilizar a análise do seu pedido e garantir o acesso ao benefício quando você mais precisa.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…