INSS divulga as novas orientações para remarcar perícia médica

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta quinta-feira (9) a Portaria nº 922/2021 que orienta os trabalhadores e servidores do INSS de como agir nos casos em que for necessário remarcar a perícia médica.

Quando o trabalhador não conseguir ir a perícia médica agendada por motivos pessoais, deverá remarcar o atendimento pelo “Meu INSS” ou pela Central 135.

No entanto, quando a perícia médica não for realizada por indisponibilidade momentânea do local de atendimento, será de responsabilidade daquela agência do INSS a remarcação de todos os agendamentos, sem precisar o usuário solicitar. Neste caso, a remarcação deve acontecer até as 12h do dia seguinte àquele em que houve o fato da indisponibilidade. A nova data da consulta deverá estar disponível para o trabalhador no Meu INSS ou na Central 135,a partir das 13 horas.

Veja em que situações o INSS considera indisponibilidade do local de atendimento:

Quando as agências do INSS estiverem fechadas por motivos de antecipação ou decretação de feriados e pontos facultativos instituídos, excepcionalmente, em função da pandemia de covid-19; por medidas de restrição de circulação de pessoas, como medida de enfrentamento à pandemia; por ocorrência de greve; e por fechamento da agência por motivo de força maior.

Nos casos em que o médico perito não comparecer ou quando os sistemas não estiverem disponíveis (em casos de falta de energia elétrica ou conexão com a internet), será de obrigação da agência realizar o atendimento do usuário, reagendar a perícia e informar a nova data já no momento da remarcação.

A portaria também determina que nos casos em que não houver possibilidade de informar a nova data da perícia médica na presença do usuário, o servidor vai orientá-lo a consultar a nova data de seu agendamento por meio da Central 135 ou pelo Meu INSS, a partir das 13 horas do dia seguinte ao acontecido. Vai caber ao servidor da Previdência fazer a remarcação até esse horário.

Quando o atendimento não for realizado por problemas na agência, o segurado nunca deverá ser orientado a remarcar nova data de perícia médica por conta própria.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago