Categories: Fique Sabendo

INSS está convocando beneficiários para prestarem informações complementares

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está entrando em contato com os beneficiários para atualização de dados, no sentido de resolver as pendências e liberar o benefício solicitado. O Instituto começou a procurar as pessoas no mês de julho.

Os dados são necessários para que o cidadão possa receber benefícios como aposentadoria ou pensão por morte. 625 mil pessoas foram notificadas por telefone ou mensagem de texto. Na fila de espera, estima-se ter 861 mil pessoas aguardando uma resposta do INSS.

O segurado poderá acompanhar o andamento do processo pela Internet ou por telefone. Acessando o aplicativo Meu INSS, você terá todas as informações como processo está caminhando. As notificações serão feitas automaticamente. No telefone, basta ligar para a central 135.

Tanto ao receber a notificação do INSS quanto nos canais digitais, o Instituto irá informar sobre os documentos e informações adicionais exigidas para dar continuidade ao processo.

Após solicitar algum benefício previdenciário, o segurado recebe uma resposta sobre o pedido em aproximadamente 39 dias. Entretanto, o prazo limite estabelecido pelo INSS é de 45 dias para concluir a análise.

Mas, não recebendo nenhuma resposta após esse período, será necessário o solicitante verificar junto ao INSS se é preciso cumprir outras exigências.

Muitas vezes, o pedido é indeferido porque o segurado deixou de apresentar todas as informações necessárias durante o processo.

Como enviar as informações adicionais?

Enquanto as agências do INSS estiverem fechadas, os documentos poderão ser enviados pela Internet.

Acessando o site ou aplicativo Meu INSS deverá selecionar a opção “Agendamentos/solicitações”. Ao localizar o processo no qual as informações deverão ser adicionadas, clique no ícone da lupa para ver mais detalhes.

Depois, basta selecionar as opções “Cumprir exigência” e “Anexar arquivo” para enviar os documentos necessários para análise. O tamanho máximo para cada arquivo enviado é de 5 MB.

Quando os documentos forem anexados, clique em “Confirmar”. Caso seja necessário, o segurado poderá prestar esclarecimentos sobre a exigência na opção “Responda aqui”. Para finalizar, confira se todos os documentos foram anexados e clique em “Enviar”.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

23 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago