INSS Facilita Acesso ao Auxílio-Doença com Nova Medida Provisória Imagem/ Canva Pro
O INSS mudou temporariamente as regras para concessão do auxílio por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio-doença. Agora, trabalhadores podem receber o benefício por até 60 dias sem a necessidade de passar por perícia médica presencial.
Anteriormente, o benefício só era liberado com atestado médico de até 30 dias. Após esse período, o trabalhador era obrigado a comparecer a uma agência do INSS para realizar perícia presencial. Com a nova medida, esse procedimento foi flexibilizado, facilitando o acesso ao auxílio.
Essa nova regra tem validade inicial de 120 dias, por se tratar de uma medida provisória. Para se tornar uma medida permanente, será necessário que o Congresso Nacional aprove e a transforme em lei.
O auxílio-doença é um benefício da Previdência pago aos segurados do INSS que estão temporariamente incapazes de trabalhar ou exercer atividades devido a doenças ou acidentes. O benefício é aplicado quando a incapacidade ultrapassar os 15 dias consecutivos.
Curso de Recuperação do Simples Nacional
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Requisitos para solicitar:
O pedido deve ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Siga o passo a passo:
Do titular:
Caso haja representante legal:
A ampliação do prazo para concessão do auxílio sem perícia presencial é uma medida que visa desburocratizar o processo e agilizar o atendimento aos segurados. Essa mudança, mesmo que temporária, representa um avanço na digitalização dos serviços do INSS e maior comodidade para o trabalhador afastado.
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…
Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…