O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está liberando um novo benefício no valor de meio salário-mínimo (R$ 606 em 2022), para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ingressarem no mercado de trabalho.
O benefício de meio salário-mínimo é chamado de auxílio-inclusão e têm como foco garantir que os beneficiários do BPC conquistem uma vaga no mercado de trabalho com a garantia de ainda receber mais um benefício extra.
Assim, os beneficiários do BPC poderão ter a renda mensal do seu emprego e mais um adicional que é pago mensalmente no valor de meio salário.
O benefício de meio salário é destinado exclusivamente àqueles que recebem o BPC. Os beneficiários do BPC que foram excluídos nos últimos cinco anos do benefício por começarem a trabalhar também podem solicitar o auxílio-inclusão.
Vale lembrar que para ter acesso ao auxílio-inclusão o beneficiário deve trabalhar formalmente de carteira assinada e ter um salário de até R$ 2.424 por mês (dois salários mínimos de 2022).
É necessário que o benefício do BPC esteja:
Estando de dentro das exigências descritas acima, para garantir o auxílio inclusão o beneficiário deve solicitar da seguinte forma:
Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória:
Se for procurador ou representante legal:
Em caso de dúvidas entre em contato com a Central de Atendimento do INSS, pelo número 135, de segunda a sábado das 7h às 22h;
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025