Na última terça-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar as aposentadorias, pensões e auxílios para os segurados que recebem um salário mínimo por mês, logo, não são todos os segurados que recebem no mesmo dia.
O pagamento é feito de maneira escalonada, conforme o dígito final do valor do cadastro do benefício junto ao INSS, antes do dígito verificador. Por exemplo, no número “123.456.789-0”, neste caso, o segurado receberá o benefício na data do dia final 9.
Segundo dados da Previdência Social, atualmente mais de 35 milhões de brasileiros recebem benefícios pagos pelo INSS, desde aposentadorias, pensões, auxílios. Logo, devido ao grande número de pessoas recebendo, para não haver erros, o INSS opta por pagar os segurados de maneira escalonada.
O valor das aposentadorias, pensões e demais auxílios varia. Segundo dados do governo, cerca de 23 milhões de pessoas recebem um salário mínimo por mês, enquanto isso, aproximadamente 12 milhões de segurados possuem valores que variam de 1 centavo acima do salário mínimo até o teto que é de R$7.786,02.
Dessa maneira, o valor mínimo que os segurados recebem de benefícios do INSS é de R$ 1.412 que é o valor do salário mínimo, e o máximo que o segurado pode receber atualmente é R $7.786,02.
Leia também | INSS: Falecimento dos avós pode gerar pensão por morte aos netos?
Existem dois calendários de pagamentos diferentes. O primeiro é para os segurados que ganham um salário mínimo, onde o pagamento começa a ser feito primeiro, recebe posteriormente o segurado que ganha mais de um salário, confira o calendário:
Para quem ganha até um salário mínimo
Para quem ganha mais de um salário mínimo
Os segurados também podem consultar quanto vão receber de benefício este mês através do aplicativo Meu INSS, disponível na loja de apps do seu celular. O processo é super simples, basta ter seu cadastro na conta gov.br. Veja abaixo como fazer:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…