Chamadas
INSS libera calendário de pagamentos de 2023, veja as datas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), liberou nesta quinta-feira (8), o calendário anual de pagamentos das aposentadorias, pensões e demais benefícios de 2023. Ao total serão mais de 37 milhões de segurados beneficiados e que receberam no novo calendário.
Assim como no cronograma de pagamentos deste ano, o calendário de 2023 é dividido em dois grupos, o primeiro deles para segurados que ganham um salário mínimo e o segundo para quem recebe acima do piso nacional. Independente do caso quem ganha um salário é o primeiro a receber.
Calendário de pagamentos do INSS 2023
O calendário de pagamentos do benefício é a programação anual que o INSS realiza para esclarecer aos cidadãos em que data o valor do seu benefício estará disponível na conta bancária.
Este calendário de pagamentos é definido conforme o valor do benefício a ser pago, assim como o número do cartão do benefício do INSS. Assim, agrupam-se os beneficiários conforme o último número antes do dígito verificador.
Por exemplo: número do cartão 012.345.678-9. Nesta situação, o cronograma levará em consideração o número 8, que é o último número antes do dígito verificador (número após o traço).
Recém aposentados ou pensionistas do INSS
Os segurados que tiveram a aposentadoria, pensão por morte ou outro beneficio do INSS concedidos recentemente também passam a seguir o novo cronograma de pagamentos – que é valido para todos os novos segurados.
Nota! O pagamento da aposentadoria ou pensão não é realizado de forma retroativa, ou seja, a data do processamento da folha considerará a data de concessão do benefício. Somente no caso de atrasados do INSS é que os segurados podem pedir um valor adicional.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep