Photo by @Dragana_Gordic / freepik
Todo pagamento de benefícios do INSS é realizado até o quinto dia útil de cada mês, portanto se o contribuinte se dirigir até uma das agências consignatárias para sacar o benefício, ele pode se deparar com uma mensagem que informa a sua indisponibilidade.
Isso pode acontecer em algumas situações e é necessário estar atento sobre o que fazer, veja algumas dicas em como solucionar este problema e não ser prejudicado.
Todo trabalhador que contribui para o INSS, de alguma forma estão garantindo o acesso a diversos benefícios sociais, mas acontece que em algumas situações o benefício pode não ser depositado na data estipulada, pode ser pago em atraso ou suspenso.
Os motivos podem ser falhas no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido.
Mas os pagamentos também podem ser interrompidos, cessados temporariamente ou por tempo indeterminado.
Essas falhas são comuns de acontecer e é necessário estar atento, pois, se houver alguma irregularidade o seu benefício pode ser suspenso.
A maioria dos beneficiários ficam a par da irregularidade no momento do saque, portanto para você evitar este tipo de problema é possível consultar o calendário ou extrato de pagamento dos benefícios sem sair de casa.
Veja algumas dicas para você evitar esta situação.
O INSS disponibiliza um calendário de benefícios para que Aposentados pensionistas possam se informar sobre a data dos depósitos.
Para acessar basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS clicando em calendário de pagamento, não é necessário logar na conta para solicitar esse serviço.
Este extrato tem a mesma validade de um comprovante de pagamento e por isso pode ser utilizado para conferir se o benefício INSS não foi depositado.
É possível acessar pelo site ou aplicativo Meu INSS, para esse acesso é necessário fazer login no sistema com senha cadastrada previamente e em seguida, procurar “Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar.
Antes de sacar é importante conferir os valores disponíveis em conta, pois, isso pode evitar que o saldo da conta-bancária fique negativo.
Para quem não teve o benefício do INSS depositado deve buscar se informar sobre o motivo. Esta informação deve ser confirmada direto com o INSS e não com o banco – até por questão de segurança. Este atendimento pode ser facilitado pela internet ou pelo telefone.
Para fazer este tipo de solicitação o interessado deverá fazer login no sistema com a senha definitiva já cadastrada.
Quando você identificar que o pagamento do benefício INSS não foi depositado, será possível solicitar a avaliação do caso ou o próprio pagamento e isso independentemente do tipo de benefício ou tempo de concessão.
Os segurados têm até 60 dias para sacar o valor do benefício, se ultrapassar este prazo a instituição consignatária responsável pelo pagamento pode devolver o valor ao INSS, de modo a evitar fraudes ou depósitos indevidos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…