Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil
As perícias médicas do INSS foram retomadas com a reabertura das agências da autarquia e com isso várias reclamações foram realizadas por causa do atraso da disponibilização dos resultados.
O segurado que solicitou algum benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez) e não obteve resultados sobre a concessão até às 21h do dia da perícia médica, precisa ficar de olhos bem abertos; pois em algumas situações o pedido entra no procedimento de acerto pós-perícia.
Fique por dentro desse assunto, no artigo que preparamos.
Depois de passar pela perícia médica do INSS, o trabalhador poderá ter acesso ao resultado do exame após às 21h do mesmo dia, basta acessar o site do INSS, aplicativo Meu INSS ou ligar na Central de Atendimento pelo número 135.
Acompanhe o passo a passo realizado no site:
Importante: Para acessar o site do INSS é preciso que o segurado tenha feito o cadastro.
Vale ressaltar, que em alguns casos aparecerá a mensagem “Nenhum benefício foi encontrado para a consulta”, quando isso acontece e o segurado fez a perícia, são grandes as possibilidades de haver alguma pendência no cadastro.
O segurado que fez a perícia médica e não conseguir respostas após as 21h do mesmo dia, deverá ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135.
O cidadão deverá informar ao atendente que será necessário realizar o acerto pós-perícia e esclarecer o seu caso. Nesse momento o atendente, irá conferir quais são as pendências que precisam ser resolvidas e dará as orientações ao segurado.
Importante: O acerto pós-perícia é voltado aos segurados que fizeram a perícia médica.
As pendências podem ser decorrentes de dados cadastrais, remunerações ou vínculos de emprego incorretos. Essas informações erradas impedem a finalização do reconhecimento do direito ao benefício.
Importante: Após a solicitação, o acerto pós-perícia deverá ser acompanhado, através da ferramenta Meu INSS, em “Agendamentos/ Solicitações”.
Para que o segurado tenha acesso ao benefício por incapacidade é necessário que ele passe por várias etapas, comprovando sua condição e apresentando vários documentos relacionados ao trabalho e ao tempo de arrecadação. Quando essa documentação não é apresentada, o resultado da perícia pode também não aparecer.
Para isso é necessário que o segurado entre em contato com o INSS, para verificar quais são os documentos que ficaram pendentes.
A função do acerto pós-perícia é regularizar pendências do trabalhador antes da concessão do benefício.
Importante: Em alguns casos, o atraso na conclusão desse procedimento faz com que o segurado tenha o benefício deferido, mas quando a decisão é expedida, o benefício já foi encerrado, sem chances de prorrogação.
Nessa situação, o INSS justifica que como não houve solicitação de prorrogação do benefício dentro de período determinado, existe falta de interesse de agir; mas o segurado não teve tempo para pedir a prorrogação.
O mais indicado a ser feito é um mandado de segurança com a solicitação de liminar para restabelecimento imediato do benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…