Chamadas
INSS: O que fazer se a perícia médica for negada?
Desde que o governo divulgou a operação pente-fino na Previdência Social, o número de revisões nos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez estão cada dia maiores, onde, grande parte dos benefícios acabam sendo cessados.
No entanto, existem situações onde a suspensão do benefício ocorre mesmo quando o trabalhador está realmente incapaz de exercer suas ocupações no trabalho. Se este é o seu caso, ou caso você conheça alguém que passou por isso, vamos dar algumas dicas simples, mas que podem ajudar você a restabelecer o seu benefício.

Separe a documentação
O primeiro ponto é separar toda a documentação médica de modo a comprovar a incapacidade para a função ao qual o trabalhador exerce.
É extremamente necessário que para entrada no processo de restabelecimento do benefício, o trabalhador possua toda a documentação médica atualizada ao mais próximo possível da data da perícia negada.
Além disso, todos os atestados, prontuários bem como os laudos precisam estar detalhando a patologia pela qual o trabalhador vem sofrendo, de modo a identificar as limitações decorrentes dela.
Por fim, deve o trabalhador possua toda a documentação que comprove a atividade exercida, como a carteira de trabalho, PPP, LTCAT (laudo técnico) dentre outros documentos.
Cartas de indeferimento ou negativa
O trabalhador precisa juntar as cartas de indeferimento do pedido ou ainda a negativa de prorrogação do benefício. Esses documentos podem ser obtidos através da plataforma Meu INSS, disponibilizada via site, ou ainda através do aplicativo para Android e iOS.
Convocação para a perícia do INSS
O cidadão precisa verificar também se realmente poderia ter sido convocado para a perícia médica do INSS, tendo em vista que as pessoas com pelo menos 60 anos, ou ainda com mais de 55 anos e que nesse último caso esteja recebendo o benefício há pelo menos 15 anos não podem ser convocadas pelo órgão.
Infelizmente, mesmo que a lei imponha essa restrição às exigências do INSS para perícias médicas, muitas pessoas ainda são convocadas e tem seus benefícios cancelados. Nesse caso, mesmo se você tiver condições de trabalhar, poderá restaurar os benefícios através de litígio.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
MEI3 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.