Chamadas
INSS: Posso acumular os benefícios de pensão por morte e aposentadoria?
Vamos explicar a você leitor de uma forma mais simples e rápida se é possível acumular aposentadoria com pensão por morte e se pode acumular duas aposentadorias.
A resposta para essa pergunta é SIM pode acumular os dois benefícios, os valores o segurado receberá de forma integral do benefício que for mais vantajoso e uma parte do que for menor, esta parcela será calculada por uma escala de reduções, dividida por faixas de rendimento, limitado ao salário-mínimo.
Duas pensões por morte, é possível acumular?
Esta é uma dúvida bastante comum, mas acumular pensão por morte não é possível, a reforma da previdência foi proibida o acúmulo de pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais.
Antes da reforma que ocorreu no dia 12/11/2019 o cônjuge faleceu e depois a pessoa perdesse um filho também e provasse que havia dependência financeira dele, um filho também poderia receber, se perdesse pai e mãe.
Sendo assim, para os benefícios anteriores à vigência da Reforma de Previdência (12/11/2019), as pensões por morte podem ser acumuladas, posteriores a esta data, não poderão.
Posso acumular duas aposentadorias do INSS?
Via de regra não é possível acumular duas aposentadorias.
Mas o segurado pode ter duas aposentadorias se cada uma for concedida em regimes previdenciários diferentes.
Veja um exemplo:
Se um professor que trabalha em escola privada e também é servidor, ele poderá se aposentar pelo INSS e pelo regime próprio de previdência do município ou do estado em que for servidor.
A outra restrição que continua valendo com a reforma é para o aposentado que trabalha, mesmo que tenha o desconto da contribuição previdenciária na sua folha de pagamento, ele não pode receber o auxílio-doença.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional18 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep