INSS: Posso me aposentar e continuar trabalhando?

Uma das principais dúvidas de quem está próximo de se aposentar é se pode continuar trabalhando, exercendo a sua profissão caso se aposente. De modo geral, saiba que isso é possível, contudo, nem todos os benefícios do INSS autorizam que o segurado continue a trabalhar.

A situação é perceptível quando o segurado recebe a aposentadoria por invalidez, onde o benefício é pago justamente para quem está incapaz de exercer profissão, ou seja, é proibido trabalhar, até porque só se faz jus ao recebimento do benefício se o mesmo se encontrar incapaz.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Exercer atividade de carteira assinada

O segurado precisa se atentar, pois, nem toda categoria de aposentadoria permite que o beneficiário continue exercendo suas atividades. Em vias de regra, a possibilidade de se aposentar e continuar trabalhando sem restrições diz respeito a quem se aposenta com:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de Contribuição.

Para ambas as categorias citadas, o aposentado poderá exercer suas atividades profissionais normalmente e de carteira assinada. Ambas podem exercer ainda a mesma atividade que exercia antes da aposentadoria, ou para uma nova função/emprego.

Atenção à aposentadoria especial

A aposentadoria especial é destinada apenas aos trabalhadores que exerceram atividade em condições perigosas ou insalubres que colocam à saúde do mesmo em risco. Logo, caso o trabalhador que se aposente decida voltar a trabalhar em atividade insalubre ou perigosa pode acabar tendo o benefício suspenso.

O segurado que recebe aposentadoria especial precisa se atentar a algumas peculiaridades da categoria. Primeiro ponto é que como já se sabe, para ter direito a este benefício, o trabalhador tem que ter exercido atividade em condições perigosas ou insalubres que colocam a vida o segurado em risco.

Sendo assim, é proibido que o aposentado especial trabalhe em situação insalubre ou de periculosidade. Contudo, é possível exercer atividades “comuns” sem qualquer restrição. Lembre-se não é permitido exercer suas atividades laborais com atividades prejudiciais à saúde, caso contrário o mesmo poderá  ter o benefício cancelado. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago