INSS prazo final para aposentados e pensionistas contestarem descontos é dia 14 / Imagem canva pro
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) alertam aposentados e pensionistas que o prazo final para contestar descontos indevidos de entidades associativas nos benefícios previdenciários termina no próximo dia 14 de novembro.
A contestação é o primeiro e essencial passo para que o beneficiário garanta a devolução dos valores descontados sem sua autorização, referentes ao período de março de 2020 a março de 2025.
O processo de contestação é gratuito e pode ser feito através de três canais oficiais:
Após a contestação no Meu INSS, a entidade associativa tem até 15 dias úteis para responder e justificar o débito. Caso não haja resposta ou se a resposta for considerada irregular (como falsificação de assinatura), o sistema do INSS libera automaticamente a opção para a adesão ao acordo de ressarcimento.
Leia também:
É fundamental que o beneficiário saiba que, apesar de o prazo para contestar se encerrar em 14 de novembro, a adesão ao acordo de ressarcimento continuará aberta para aqueles que já fizeram a contestação e estão aptos a receber a devolução.
O ressarcimento é feito de forma administrativa, em parcela única e corrigida pela inflação (IPCA), sem a necessidade de processo judicial. Até o momento, o Governo Federal já devolveu cerca de R$ 2,4 bilhões a milhões de aposentados e pensionistas.
Se você já contestou e o prazo de 15 dias úteis da entidade se esgotou sem resposta, siga estes passos no aplicativo ou site Meu INSS:
O INSS reforça que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados ou cobrando taxas para a contestação ou adesão ao acordo. Todos os procedimentos são gratuitos e feitos exclusivamente pelos canais oficiais: Meu INSS, Central 135 ou Agências dos Correios.
Procure seus direitos! Não deixe de contestar até o dia 14 de novembro para dar o primeiro passo rumo ao ressarcimento dos valores descontados indevidamente.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Não é segredo que é possível melhorar rotinas com automação contábil. Hoje, o uso da…
*Este conteúdo é de publicação exclusiva do Jornal Contábil em parceria com a Pigatti. A…
Há risco de recontratação imediata. Entenda o que estabelece a legislação
A aprovação da Reforma Tributária (EC 132/2023 e LC 214/2023) inaugurou uma das maiores transformações…
O fim de ano se aproxima e boa parte das pessoas gosta de fazer um…
Data é antecipada porque dia 30 cai no domingo. Lei estabelece que se pague antes