INSS: prova de vida passará a ser no mês de aniversário em 2022

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria no Diário Oficial e pensionistas Em 2022, a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai passar a considerar o mês de aniversário dos beneficiários para a atualização cadastral. 

A prova de vida continua suspensa até o final de 2021 e o procedimento não é obrigatório até dezembro. O INSS não pode bloquear benefícios e nem o pagamento das aposentadorias. 

Aqueles que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020, e não o fizerem até dezembro de 2021, deverão fazê-la no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital. 

Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os seguintes canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

O que é a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida do INSS é uma exigência para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.

Em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS deve ser realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.

Ela deve ser feita uma vez por ano pelos beneficiários do INSS. Para isso, o segurado deve ir ao banco em que recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto. Neste momento também é feita a revalidação da senha bancária.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

3 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

5 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

6 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

7 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

8 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

9 horas ago