Foto: Marcelo Camargo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria no Diário Oficial e pensionistas Em 2022, a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai passar a considerar o mês de aniversário dos beneficiários para a atualização cadastral.
A prova de vida continua suspensa até o final de 2021 e o procedimento não é obrigatório até dezembro. O INSS não pode bloquear benefícios e nem o pagamento das aposentadorias.
Aqueles que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020, e não o fizerem até dezembro de 2021, deverão fazê-la no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os seguintes canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A Prova de Vida do INSS é uma exigência para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.
Em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS deve ser realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.
Ela deve ser feita uma vez por ano pelos beneficiários do INSS. Para isso, o segurado deve ir ao banco em que recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto. Neste momento também é feita a revalidação da senha bancária.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…