Connect with us

Chamadas

INSS: prova de vida será automática com cruzamento de dados a partir de 2023

Autor: Jorge Roberto Wrigt

Publicado em

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) exige que os cidadãos que recebem benefícios façam a prova de vida. No entanto, a partir do ano que vem, a autarquia ficará responsável em fazer essa comprovação de forma automática. Neste caso, será feito um cruzamento de dados de aposentados e pensionistas como prova de vida automática.

Em 2022, o procedimento foi suspenso para todos os segurados. Por isso, ninguém teve o benefício suspenso por falta de recadastramento. A partir de 2023, o INSS usará os bancos de dados do Governo Federal para fazer a checagem.

Vou ter que fazer a prova de vida em 2023?

A mudança que será realizada a partir do ano que vem, você não precisará provar que está vivo, caberá ao INSS checar se a pessoa morreu ou não. Será verificado se o titular do benefício teve algum ato registrado na base de dados ou em outros cadastros.

O Instituto vai considerar como prova de vida o registro de vacinação, consulta realizada no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação nas eleições, emissão ou renovação de passaporte, documento de identidade ou carteira de motorista e envio de declaração de Imposto de Renda.

Toda vez que o segurado acessar o aplicativo ou ao portal Meu INSS será considerado como prova de vida. Para isso, a pessoa precisará ter um cadastro na plataforma Gov.br com selo ouro (que indica alto grau de contabilidade e pode ser obtido por meio de cadastramento da biometria facial na própria ferramenta do governo).

Como fazer a prova de vida pelo gov.br?

A Prova de Vida digital é realizada no aplicativo gov.br através do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:

  • Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  • Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  • Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  • Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  • Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  • Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  • Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  • Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
  • Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil