INSS: quando preciso pagar as contribuições?

As contribuições realizadas junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam ser pagas em dia para que o trabalhador não tenha problemas futuros quando for se aposentar.

Os contribuintes individuais, os microempreendedores individuais (MEIs), empregadores domésticos e empregadores em geral, devem evitar o atraso no pagamento para que seja possível ter acesso aos benefícios previdenciários.

O contribuinte individual vai poder realizar o pagamento de suas contribuições junto ao INSS, mensalmente ou trimestralmente. A regra é válida para quem paga o Instituto nos planos normal ou simplificado, para quem é baixa renda e para quem prefere pagar como facultativo.

Já os demais devem gerar a GPS (Guia de Previdência Social) para quitar mês a mês as contribuições junto ao INSS, de acordo com o prazo indicado.

De acordo com o INSS, o pagamento da contribuição deve ser realizado até o dia 15 do mês seguinte (como por exemplo: a contribuição referente ao mês de fevereiro deverá ser paga até o dia 15 de março).

O MEI e empregadores em geral podem pagar até o dia 20 de cada mês. O MEI contribui com 5% do valor do salário mínimo (que já vem incluída no DAS – Documento de Arrecadação Simplificada).

O empregador doméstico terá até o dia 7 de cada mês para realizar o pagamento das contribuições, com exceção de feriados e finais de semanas, em que o prazo final será prorrogado para o próximo dia útil.

 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago