Chamadas
INSS quer acelerar a concessão de novos benefícios
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer criar medidas que acelerem a concessão de novos benefícios, conforme informou Leonardo Rolim, presidente da autarquia.
Para isso, será necessário aprimorar sistemas, usando tecnologia que realize avaliações sociais de segurados à distância e a automatização da concessão de benefícios específicos, como a pensão por morte.
Segundo Rolim, a fila dos benefícios previdenciários deve estar regularizada até dezembro deste ano. No que diz respeito aos direitos assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), só deverá ter sua concessão regularizada em 2022. Isso porque os benefícios assistenciais são mais complexos e houve um acúmulo de solicitações, devido a pandemia.
De acordo com o Estadão, o presidente do INSS teria dito que caso a fila for diminuindo, as despesas com novas concessões serão incorporadas ao Orçamento nas revisões bimestrais. Esses gastos são bancados tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pela Previdência Social. O BPC é custeado por doações vindas do Ministério da Cidadania.
Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?
O número de pessoas que se deslocam até uma agência previdenciária só para consultar a situação do benefício do INSS é muito grande. No entanto, esse procedimento não é mais necessário.
A consulta pode ser realizada sem sair de casa, acessando o site ou aplicativo Meu INSS ou pela central de teleatendimento 135.
Veja os passos para você consultar seu benefício pelo “Meu INSS”
- Primeiro, você precisa acessar o site ou o aplicativo e fazer seu login no sistema, com o CPF e a senha cadastrada;
- Entrando na tela inicial da plataforma, você verá um menu com várias opções, como “Agendamentos” e “Pedir Aposentadoria”. Clique na que diz “Meus Benefícios”;
- Você será levado a uma página com todos os benefícios que solicitou ao INSS, sejam ativos ou não. Nessa tela, inclusive, já será possível verificar como está o pedido que você deseja consultar;
- Para ter mais detalhes, é só clicar em cima do benefício que você está acompanhando. Você verá o número e a espécie do benefício, além da condição em que ele se encontra (pré-habilitado, habilitado, deferido ou indeferido).
As pessoas que não têm tanta familiaridade ou mesmo disponibilidade para acessar a internet, podem realizar a consulta de benefício do INSS pelo telefone 135, informando o número do CPF.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep