Fonte: Google
Na última quinta-feira, 1º, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retomou a rotina de bloqueio dos benefícios previdenciários.
Os primeiros bloqueios atingem os beneficiários que não fizeram a prova de vida em março e abril de 2020, visto que o prazo para fazer o procedimento terminou na última quarta-feira, 30. Então, se você perdeu o prazo pode ter seu benefício suspenso.
Para evitar que isso aconteça, elaboramos este artigo para te ajudar a evitar que isso aconteça. Então, veja como fazer a sua comprovação de vida e confira quais as datas de regularização para não ficar sem o benefício.
Se você faz parte desse grupo que deveria ter feito a prova de vida em junho, precisa comparecer o quanto antes no banco onde recebe o benefício e informar o ocorrido. No local será feita a prova de vida, para isso, tenha em mãos seus documentos pessoais.
Assim, o pagamento será novamente liberado. Outra opção, é fazer a prova de vida pela plataforma MEU INSS, que está disponível para computadores e celulares.
Mas esse procedimento somente pode ser feito por aqueles que possuem a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Detran do seu estado.
Ao fazer a prova de vida pela plataforma virtual, o segurado terá seu benefício reativado na hora, sem precisar sair de casa. Isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber seus pagamentos.
Mas o INSS orienta que os segurados nesta situação façam a prova de vida o quanto antes para evitar o cancelamento definitivo, o que acontecerá 90 dias após o bloqueio.
Com o retorno da exigência, os demais segurados devem ficar atentos às próximas datas de comprovação de vida. Portanto, veja o calendário e faça sua prova de vida:
Mês original | Mês em que deve ser feita |
Maio e junho/20 | Jul/21 |
Julho e agosto/20 | Ago/21 |
Setembro e outubro/20 | Set/21 |
Novembro e dezembro/20 | Out/21 |
Janeiro e fevereiro/21 | Nov/21 |
Março e abril/ 21 | Dez/21 |
Agora que sabemos as datas em que os beneficiários devem fazer a prova de vida, veja a seguir as opções disponíveis para quem precisa fazer o procedimento.
Presencial: esse é o modelo de prova de vida que os beneficiários do INSS já conhecem, sendo assim, basta ir até a agência bancária onde o segurado recebe o benefício e apresentar documentos pessoais, como CPF e documento com foto.
Dificuldade de locomoção: para aqueles que possuem dificuldade de locomoção e, por isso, não podem comparecer em uma agência, é possível receber atendimento domiciliar. Basta entrar em contato com a Central Telefônica 135 e agendar a visita de um servidor do INSS.
Outra opção, é cadastrar uma pessoa como procuradora a fim de que a prova de vida seja realizada. Neste caso, acesse o Meu INSS e procure pela opção “Agendamentos/Requerimentos”, depois busque pela opção “procuração” e envie os documentos que forem solicitados para efetivar o cadastro.
Biometria: outra opção que vem sendo utilizada durante a pandemia, é a prova de vida através da biometria bancária para aqueles que possuem o cadastro. Neste caso, basta utilizar um caixa eletrônico para fazer a prova de vida.
Atualmente, a maioria dos bancos também estão aceitando as movimentações bancárias por meio da biometria para registro da prova de vida, como por exemplo, a Caixa Econômica Federal.
Aplicativo: para aqueles que têm o costume de utilizar aplicativos, o Banco do Brasil também oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do seu app.
Assim, correntistas e poupadores que recebem o benefício do INSS podem realizar a prova de vida acessando a opção “INSS“. O procedimento é feito a partir do registro de uma foto do documento que identifica o beneficiário e também uma selfie.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…