Categories: ChamadasINSS

INSS tem dois milhões de processos em análise

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem quase dois milhões de processos pendentes de análise há mais de 45 dias, segundo o presidente da autarquia, Renato Rodrigues Vieira. Entre eles, pedidos de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e outros, que geram um prejuízo de cerca de R$ 600 milhões por ano em multas ao órgão. Os motivos para esse estoque de processos, de acordo com Vieira, incluem o modelo de análise dos pedidos e o grande volume de requisições de aposentadoria dos servidores do INSS neste ano.

Nos primeiros 45 dias de 2019, o INSS já recebeu cerca de dois mil pedidos de aposentadoria de seus funcionários. Para se ter uma ideia, em janeiro e fevereiro de 2017 foram 653. Apesar disso, Vieira afirma que não tem a intenção de realizar concursos para repor o quadro de pessoal, mas, sim, de investir na transição do modelo analógico para o digital, com a automatização de processos.

O INSS é um dos últimos órgãos do governo federal que ainda não dispõe de um processo eletrônico administrativo. Facilitou-se muito a entrada de novos requerimentos. E, ao mesmo tempo, não se tem o tratamento adequado do fluxo de saída. Assim como mudamos a cultura do recebimento, é preciso mudar a cultura da análise dos requerimentos — avalia.

Atualmente a concessão automática já é feita para aposentadoria por idade urbana e salário-maternidade, que representam 7% do total de concessões. Segundo Vieira, já está em fase de testes a automatização da aposentadoria por tempo de contribuição, e está prevista para os próximos passos a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Ainda assim, ele afirma que é “prematuro” dizer que o estoque será zerado ainda em 2019. De acordo com o presidente do INSS, há cerca de um milhão de processos com indícios de irregularidades para serem analisados, sendo que o instituto tem capacidade operacional para analisar 50 mil por ano.

— Não existe mágica — declarou Vieira.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

7 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

9 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

10 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

10 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

13 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

14 horas ago