Divulgação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que está dando os primeiros passos para acabar com o modelo tradicional de atendimento e serviços, em que o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e fazer o pedido do benefício.
A partir do próximo dia 21, o segurado poderá acessar o “Meu INSS” através do site ou ligar para o telefone 135 e, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o cidadão receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Feito o pedido, o cidadão consegue acompanhar o andamento pelo site ou pelo telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência.
De acordo com o instituto, a medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos. O objetivo é eliminar o tempo de espera, evitar que faltem vagas e, caso o cidadão precise ir à uma agência para apresentar algum documento, consiga horário em uma perto de sua residência.
Além disso, diversos serviços que antes eram realizados somente no atendimento espontâneo, poderão ser realizados a partir do dia 24 de maio, com data e horário marcados através do site ou telefone 135. A lista dos novos serviços agendáveis pode ser encontrada abaixo:
Via InfoMoney
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…