INSS: veja as mudanças na perícia e no cálculo da aposentadoria

Fique atento, aconteceu mudanças na perícia médica e no cálculo da aposentadoria após entrar em vigor a Lei de n° 14.331/2022 que tornou permanente a garantia de custeio pelo Governo Federal das perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nos processos judiciais de incapacidade.

Também põe um fim na contribuição única e altera a regra de cálculos das aposentadorias, que permite novamente o uso do divisor mínimo.

Para você que ainda não se aposentou, haverá uma redução nos seus benefícios. Isso porque antes, a contribuição única permitia que alguns segurados do INSS ao fazer um recolhimento no valor do teto, podia elevar o valor do benefício.

Como a Lei trouxe o divisor mínimo de volta, será preciso fazer um cálculo de todos os salários de contribuição realizados entre julho de 1994 até o momento em que você fará o pedido de aposentadoria. Neste caso, se o número de contribuições for menor que 108, este será o divisor utilizado. Depois da divisão, aplica-se o coeficiente de 60% sobre o resultado, e somam-se 2% ao ano que exceder 15 anos de contribuição para mulher e 20 anos para o homem. 

Todos os segurados que tiverem menos de 108 contribuições serão prejudicados, porque o valor da soma será dividido por 108.

Essa lei deriva  do Projeto de Lei (PL) n° 4.491/2021, que teve como autor, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Tendo como relator  o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Também ficou determinado que quando você fizer uma solicitação de benefício por incapacidade e ele for negado pelo INSS, será preciso entrar com uma ação judicial para contestar o valor da avaliação do perito do INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

1 hora ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

2 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

3 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

6 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

7 horas ago

Super MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil

Para suavizar a transição do regime, houve a criação de uma faixa intermediária de contribuição

7 horas ago