INSS: Veja quais segurados vão passar pelo novo pente-fino 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende realizar um novo pente-fino nos benefícios a partir de agosto. Os benefícios por incapacidade temporária (como o auxílio-doença) concedidos há ao menos seis meses e que não tenham data de cessão predefinida ou com indicação de reabilitação profissional vão estar na mira do instituto.

Pente-fino do INSS

As regras e requisitos ainda não foram emitidos, mas como a agência conduz sistematicamente tais revisões, vamos explicar como os segurados devem se preparar para evitar suspensões de pagamento. Duas dicas são fundamentais: verifique os dados cadastrais contidos na base de dados do INSS e atualize todos os documentos médicos como laudos, exames e prescrições.

Segundo o INSS, em breve serão divulgados os detalhes sobre o novo pente-fino. Contudo, considerando as revisões anteriores, acredita-se que o instituto deve notificar os segurados através de cartas físicas e virtuais. Vale lembrar que caso o segurado receba a notificação deverá cumprir as determinações num prazo máximo de 60 dias.

Logo, é extremamente importante que os segurados mantenham os dados para contato sempre atualizados, para que o mesmo possa ser notificado de maneira correta e se prevenir de possíveis contratempos com o instituto.

É importante lembrar que reavaliação cadastral de benefícios está prevista na legislação previdenciária do país e faz parte da estratégia do governo de Jair Bolsonaro para reduzir gastos com o pagamento de benefícios irregulares.

A orientação é extremamente importante também aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que também devem ser inclusos no novo pente-fino.

Estarão de fora do novo pente-fino do INSS os segurados que recebem aposentadoria por invalidez ou ainda pensão por morte com mais de 60 anos de idade. Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos que recebem seu benefício há pelo menos 15 anos e tenha 55 anos de idade, bem como os portadores de HIV.

Por fim vale lembrar que a convocação exigirá que o segurado entregue os documentos solicitados em até 60 dias, após esse período o pagamento se torna suspenso, e em 30 dias o benefício é cancelado.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

21 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago