Chamadas
INSS: Você sabe como consultar seu benefício pelo CPF?
O INSS oferece vários tipos de benefícios para os trabalhadores de carteira assinada, autônomos, empregados domésticos que fazem seus recolhimentos em dia, seja de forma facultativa ou obrigatória.
Todo segurado que é requerido em algum benefício do INSS, são identificados com um código que é enviado junto com a carta de concessão, este número serve para consultar o benefício, mas na falta dele é possível consultar através do CPF.
No conteúdo de hoje vamos te explicar como. Acompanhe
Autoatendimento com o número do CPF
Veja quais são as opções:
- Fazendo login no Meu INSS;
- Entrando no SITE da previdência;
- Através da central de atendimento do INSS 135.
Como consultar meu benefício pelo CPF?
Se o segurado não tem o número de identificação que é enviado junto com a carta de concessão, ele poderá fazer esta consulta através do número do seu CPF, por esse meio é possível que você realize sua consulta de maneira rápida, sem precisar ir em uma agência, podendo fazer isto à distância.
Resumindo, caso você não encontre o número de identificação que vem junto com a carta de concessão, apenas o número do CPF basta.
Como fazer esta consulta pelo Site da Previdência Social?
Para você acessar o site da previdência clique aqui, para realizar o atendimento basta clicar no guia INSS que estará no topo da página, em seguida no menu à esquerda escolha a opção “ Consulta de Situação de Benefício” logo depois clique em “Acompanhar Pedido”, com isso você será redirecionado para o Meu INSS.
Como fazer a consulta através do Meu INSS?
No Meu INSS, você conseguirá acessar vários tipos de serviços, esses serviços estão disponíveis para os aposentados, pensionistas e até mesmo para os não-segurados, para acompanhar suas solicitações previdenciárias, fazer consulta de benefícios e até mesmo fazer agendamentos.
1° Passo: Faça o login através de uma conta de acesso único do governo, se for o primeiro acesso, será necessário confirmar algumas informações cadastrais.
2 ° Passo: Feito isso, clique em “Meu Benefício”, na tela inicial, caso você tenha mais de um benefício vinculado ao CPF, o processo para fazer a consulta é o mesmo.
3 ° Passo: Por fim, esteja atento, pois, cada benefício possui um código único.
Central de atendimento 135
É possível que você realize esta consulta através do atendimento na Central Telefônica do INSS, pelo telefone 135, quando realizar a ligação, informe seu CPF e confirme seus dados cadastrais, a confirmação de dados é feita para proteger os dados pessoais e financeiros.
O custo desta ligação será equivalente a uma ligação local, se for realizada pelo celular, através de telefones fixos ou públicos a ligação é gratuita.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep