Instituída pela legislação trabalhista brasileira, o 13º salário, mais do que um simples benefício financeiro, representa um reconhecimento do esforço e dedicação dos trabalhadores ao longo do ano. Pensando nisso, o Jornal Contábil separou algumas dicas de como os trabalhadores podem fazer um uso consciente desse recurso, equilibrando responsabilidades financeiras e a celebração das festas de fim de ano.
Esse benefício foi instituído pela Lei 4.090/62 e está presente na legislação trabalhista brasileira. O objetivo principal é proporcionar aos trabalhadores um reforço financeiro no final do ano. O pagamento do 13º salário é feito em duas ou três parcelas, a depender da empresa.
A primeira deve ser realizada até o dia 30 de novembro, a segunda, até o dia 20 de dezembro e a terceira até dia 10 de janeiro.
Leia também: Não Recebi A Primeira Parcela Do 13º Salário, E Agora?
A primeira parcela é isenta de descontos, enquanto a segunda é ajustada conforme os descontos legais, como Imposto de Renda e contribuição previdenciária.
O 13º salário é um direito assegurado aos trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e empregados domésticos.
Ele contribui significativamente para o orçamento dos trabalhadores e é uma prática comum no contexto do mercado de trabalho brasileiro.
Leia também: Saiba Como É Feito O Cálculo Do Seu 13º Salário!
Dicas de ouro para usar seu salário extra com inteligência
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…