Chamadas
IPVA atrasado: Veja como se regularizar
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou apenas IPVA é uma importante cobrança de caráter estadual que deve ser pago anualmente. Estar, em atraso, pode levar a uma verdadeira dor de cabeça, como incisão de encargos e multas.
Diante disso, confira no decorrer do artigo, como realizar a consulta e regularizar a sua situação referente ao IPVA, bem como as possíveis consequências em manter o pagamento do imposto atrasado.
Consequências de estar com o IPVA em atraso
Condutores que estão inadimplentes com o IPVA, podem passar por diversos transtornos. Confira algumas possíveis consequências.
- Sem o IPVA, não será possível licenciar o veículo;
- Pode levar a pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- O proprietário do veículo pode vir a ter o CPF cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito;
- O não pagamento, pode incidir em encargos, multas e juros;
- Trafegar com IPVA irregular, é uma infração gravíssima, o que por sua vez, acarreta uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira e apreensão do veículo.
Enfim, fica claro a importância de manter o documento em situação regular. Veja como realizar este processo no tópico a seguir.
Como consultar e regularizar o IPVA
Vale lembrar que o IPVA diz respeito a um imposto estadual, de modo que as regras e condições de pagamento irão variar conforme a localidade. Em alguns estados, houve uma flexibilidade na regularização do imposto em decorrência dos desafios da pandemia da covid-19.
Sendo assim, o primeiro passo é conferir a situação do seu estado, neste âmbito. Cabe salientar que também conforme o estabelecido por cada localidade, determinados veículos ganham a isenção do IPVA
De todo modo, para consultar o seu IPVA, será necessário ter o RENAVAM e a numeração referente a placa do veículo em mãos. Em seguida, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda ou a página do Detran, ambos os canais devem corresponder ao seu estado.
Em relação à regularização do IPVA, será preciso emitir uma Guia de pagamento (Boleto que já terá incluído todas multas e encargos atrasados) também através da página da Secretaria da Fazenda. Feito isso, você pode ainda optar por parcelar o débito, todavia, isto incidirá em mais encargos.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.