Categories: ChamadasNews Yahoo

IR2019: Vendeu milhas em 2018? Investiu em criptomoedas? É preciso declarar no Imposto de Renda

Segundo a Receita Federal, 30,5 milhões de contribuintes devem declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), em 2019, referente ao ano-base de 2018. No ano passado foram 29,2 milhões de declarações entregues, ou seja, neste ano, 1,23 milhão de contribuintes a mais devem prestar contas ao leão. E você? Já declarou o seu IR? Fique atento ao prazo: o último dia é 30 de abril.

Além da data final para apresentar o IR, os contribuintes também devem prestar atenção no momento do preenchimento dos dados para evitar multas, juros e restrições no CPF. “É fundamental que o declarante fique atento à ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos, pois esse é o principal cruzamento que a Receita faz junto com o que as empresas apresentam ao Fisco. Grande parte das pessoas cai na malha fina por não preencher corretamente essa ficha”, afirma Bernardo Sermenho, gerente sênior de consultoria tributária da Mazars.

O executivo também faz um alerta para as milhas e demais bonificações. “Qualquer tipo de bônus e programas de fidelidade, que sejam vendidos o fisco usa as informações para fazer cruzamentos e verificações”.

Quando as milhas são obtidas por cartões de crédito, o valor da fatura será o custo da aquisição. O contribuinte não pode esquecer também, que a Receita Federal do Brasil, poderá checar os montantes incorridos no cartão de crédito do contribuinte em compras nacionais ou internacionais.

Investimentos

Comprou criptomoedas no ano de 2018? Também tem que declarar. “Quando o assunto é investimento, o cuidado do fisco é redobrado no sentido de checar se o valor informado pelo contribuinte guarda relação com seus rendimentos e a origem deste dinheiro”, ressalta Sermenho.

O executivo ainda acrescenta que cada instrumento financeiro tem uma forma de tributação especial. “Essa é a forma da Receita monitorar a origem e o destino dos recursos”.

As criptomoedas, por exemplo, devem ser apresentadas na Ficha Bens e Direitos com código 99 (outros). O investidor deve usar o valor da aquisição da data da compra.

Sobre a Mazars

A Mazars tem hoje, no Brasil, mais de 800 colaboradores distribuídos entre a sede em São Paulo e unidades em Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Curitiba. No mundo, o grupo Mazars possui mais de 20 mil colaboradores que atuam em 89 países dos cinco continentes oferecendo soluções em Auditoria, Consultoria, Financial Advisory Services, Serviços Tributários e BPO.

Wanessa

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago