Chamadas
IR2020: Como declarar restituição de anos anteriores no Imposto de Renda?
Se durante o ano-calendário do ano anterior você recebeu valores referentes à restituição do Imposto de Renda, será necessário, ao declarar o tributo deste ano, informá-lo, como qualquer outra receita, no preenchimento da sua declaração.
Inserir essa informação na sua declaração do Imposto de Renda é uma ação simples, rápida e pode evitar possíveis pendências com a malha fina fiscal – imagine não declarar uma receita recebida da própria Receita Federal, complicado, certo?
Mas a notícia boa é que todo e qualquer dinheiro relativo à restituição é livre de tributação, ou seja, não será necessário pagar mais impostos em cima desse valor. Portanto, basta declará-lo para que tudo corra bem.
Como e onde declarar restituição no Imposto de Renda?
Antes de continuarmos, se você está tendo dificuldade em recordar qual foi o valor recebido na restituição do último ano-calendário, lembre-se que é possível consultar o extrato bancário da conta em que você recebeu a quantia ou ainda acessar a informação por meio do portal e-CAC.
Já para declarar a restituição recebida no ano anterior na sua declaração do Imposto de Renda, basta informar os valores no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” sob o código “25”, intitulado “Restituição do Imposto Sobre a Renda de Anos-calendário Anteriores” e pronto.
Vale lembrar que se você recebeu mais de uma restituição durante o ano-calendário da declaração, seja por conta do recebimento de um valor referente à uma restituição retida na malha fina ou porque irá declarar o tributo em conjunto e precisará declarar as restituições recebidas, de modo individual no ano anterior, a recomendação será somar os valores e declará-las juntas.
Além disso, não esqueça de declarar o valor que de fato recebeu, ou seja, o valor da restituição com correção monetária feita pela taxa Selic e não o valor original apresentado na conclusão da sua declaração anterior, ok?
Como declarar a restituição no IR pela Leoa?
Para declarar a restituição de anos anteriores no Imposto de Renda pela plataforma da Leoa, basta seguir as perguntas feitas pela assistente virtual de modo sequencial, assim, ao chegar nas questões sobre seus rendimentos, você será questionado sobre as restituições recebidas durante o ano-calendário da declaração e deverá inserir, portanto, o valor requisitado. Simples assim.
Por fim, agora que você descobriu como declarar restituição de anos anteriores no Imposto de Renda, lembre-se de preencher e enviar sua declaração o quanto antes – visto que quanto mais cedo você encaminhá-la, mais rápido a sua restituição deste ano chegará.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional6 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep