IR2020: Como declarar restituição de anos anteriores no Imposto de Renda?

Se durante o ano-calendário do ano anterior você recebeu valores referentes à restituição do Imposto de Renda, será necessário, ao declarar o tributo deste ano, informá-lo, como qualquer outra receita, no preenchimento da sua declaração.

Inserir essa informação na sua declaração do Imposto de Renda é uma ação simples, rápida e pode evitar possíveis pendências com a malha fina fiscal – imagine não declarar uma receita recebida da própria Receita Federal, complicado, certo?

Mas a notícia boa é que todo e qualquer dinheiro relativo à restituição é livre de tributação, ou seja, não será necessário pagar mais impostos em cima desse valor. Portanto, basta declará-lo para que tudo corra bem.

Como e onde declarar restituição no Imposto de Renda?

Antes de continuarmos, se você está tendo dificuldade em recordar qual foi o valor recebido na restituição do último ano-calendário, lembre-se que é possível consultar o extrato bancário da conta em que você recebeu a quantia ou ainda acessar a informação por meio do portal e-CAC.

Já para declarar a restituição recebida no ano anterior na sua declaração do Imposto de Renda, basta informar os valores no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” sob o código “25”, intitulado “Restituição do Imposto Sobre a Renda de Anos-calendário Anteriores” e pronto.

Vale lembrar que se você recebeu mais de uma restituição durante o ano-calendário da declaração, seja por conta do recebimento de um valor referente à uma restituição retida na malha fina ou porque irá declarar o tributo em conjunto e precisará declarar as restituições recebidas, de modo individual no ano anterior, a recomendação será somar os valores e declará-las juntas.

Além disso, não esqueça de declarar o valor que de fato recebeu, ou seja, o valor da restituição com correção monetária feita pela taxa Selic e não o valor original apresentado na conclusão da sua declaração anterior, ok?

Como declarar a restituição no IR pela Leoa?

Para declarar a restituição de anos anteriores no Imposto de Renda pela plataforma da Leoa, basta seguir as perguntas feitas pela assistente virtual de modo sequencial, assim, ao chegar nas questões sobre seus rendimentos, você será questionado sobre as restituições recebidas durante o ano-calendário da declaração e deverá inserir, portanto, o valor requisitado. Simples assim.

Por fim, agora que você descobriu como declarar restituição de anos anteriores no Imposto de Renda, lembre-se de preencher e enviar sua declaração o quanto antes – visto que quanto mais cedo você encaminhá-la, mais rápido a sua restituição deste ano chegará.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa

Wanessa

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

16 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

16 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

17 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

18 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

19 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

21 horas ago