Designed by @tascha1 / freepik
Depois de passar pela primeira e segunda etapa, correr para reunir a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda e saber onde inserir cada rendimento e despesa dentro do programa da Receita Federal, ainda será preciso percorrer mais um trajeto e, então, respirar aliviado, ok?
Pois bem, a próxima etapa consiste, basicamente, em acompanhar o envio do seu tributo para descobrir se a declaração enviada possui alguma pendência.
Por isso, neste artigo, você aprenderá como consultar pendências no Imposto de Renda e resolvê-las antes que a sua declaração caia na malha fina fiscal.
Confira.
Para consultar se a declaração enviada à Receita Federal possui alguma pendência, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC.
Se você já possui um cadastro, basta inserir seu CPF ou CNPJ, seu código de acesso e senha.
Se você ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, poderá gerá-lo, informando CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.
Ou, ainda, realizando seu cadastro através do site do governo, o “acesso gov.br”.
Inclusive, o acesso gov.br é o meio ideal para acessar o e-CAC se esse for o seu primeiro ano declarando o tributo, pois para se cadastrar não há necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.
Depois disso, acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, para acompanhar a situação da sua declaração, clique em:
Neste último campo, você encontrará um termo que mostrará o status do processamento da sua declaração de Imposto de Renda.
Aparecerá um dos termos abaixo:
Se a situação da sua declaração for “Com Pendências”, você saberá, instantaneamente, que há pendências no documento encaminhado à Receita Federal.
Agir rapidamente para evitar cair na malha fina fiscal.
Para isso, você deverá retificar sua declaração do tributo, ou seja, arrumar todos os campos da declaração que apresentam incoerências.
Para que isso seja possível, acesse novamente o programa de declaração da Receita Federal e acesse a aba “Declaração Retificadora”.
Insira o número do recibo da declaração anterior e ajuste o que for necessário.
Desse modo, no status da sua declaração constará, em seguida, o termo “Retificada”.
Por fim, fique atento e pesquise se há pendências no seu Imposto de Renda sempre que possível.
Para isso, consulte frequentemente a página e-CAC até a finalização do processo.
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…