Para promover maior segurança, praticidade e portabilidade, acontecerão atualizações no RG e na CNH. O que vai facilitar o processo de identificação e apresentação desses documentos
As atualizações no RG e na CNH surgem para promover maior segurança, praticidade e portabilidade aos cidadãos brasileiros, facilitando o processo de identificação e apresentação desses documentos. O novo RG quanto a nova CNH possuem regras específicas, assim como mudanças no formato.
O documento já está vigente, mas somente em março de 2023, que as alterações vão entrar em vigor. O que vai permitir que as instituições responsáveis possam se adaptar às mudanças. Sendo assim, não será necessário emitir um novo código de identificação, e a emissão do documento será gratuita para todos os brasileiros, sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada estado e também do Distrito Federal.
O grande problema está no que acontece atualmente, quando cada brasileiro precisa mudar de estado, tem também que emitir um no Registro Geral (RG), o que pode gerar uma dor de cabeça ao cidadão, sendo possível ele ter até 27 números de identificação ao longo da vida.
O novo RG irá contar com QR Code, permitindo integração com um aplicativo, ainda em desenvolvimento. Uma outra novidade é que a plataforma funcionará como uma espécie de carteira digital, contando com outros documentos como carteira de trabalho, carteira de vacinação e até certidão de nascimento.
O novo RG também poderá servir como um documento de viagem para países do Mercosul, uma vez que estará no padrão internacional, com o código MRZ (Machine Readable Zone). Já outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.
A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passou a valer neste mês de junho e será emitida gradativamente, na medida em que os condutores emitem o documento oficial ou renovam as suas habilitações.
O design do documento mudou, agora está com um visual com tons verdes e amarelos, mas também uma tabela para identificação da categoria do veículo e imagens indicando o tipo de automóvel que o habilitado está apto a conduzir.
A partir de agora, o cidadão vai notar a presença da letra “P” (habilitação temporária), e “D” (Habilitação Definitiva).
O formato é similar ao padrão internacional, ao trazer a possibilidade de identificação em mais de um idioma.
A CNH deverá ser trocada nas seguintes situações:
renovação; ou
emissão de segunda via.
Veja as mudanças que aconteceram na nova CNH:
Assinatura abaixo da foto do motorista;
Holograma na parte inferior;
Letra “P” para permissão e letra “D” para definitiva;
Quadro com contorno do veículo indicando a categoria da habilitação;
Informações médicas e profissionais, se necessário.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…