Justiça acata pedido da Americanas e proíbe corte de serviços essenciais

A justiça do Rio de Janeiro, atendeu o pedido das Lojas Americanas, e proibiu que concessionárias interrompam a prestação de serviços essenciais em qualquer estabelecimento do grupo.

A preocupação do grupo era que as lojas físicas ficassem sem energia, sem telefone e sem internet, por abriu esse pedido na justiça para tentar impedir esses cortes de serviços essenciais.

Agora as concessionárias vão ter que negociar com as lojas Americanas, mas sem o corte, pelo menos por enquanto, mesmo assim a varejista anunciou que o serviço de televenda por exemplo foi encerrado, não está mais disponível, não pelos cortes mas sim por uma decisão por parte do grupo.

Os aluguéis também, não podem ser cobrados, de forma que as lojas sejam despejadas, tudo isso foi determinação da Justiça. Agora a Americanas tenta ainda negociar com os credores de alguma forma, para ainda assim continuar operando.

Leia Também: Americanas começa a demitir funcionários indiretos e dispensar fornecedores

Aumento na dívida e multa milionária

A dívida total da Varejista foi elevada na justiça, o valor atualizado da dívida das Lojas Americanas é de 47 bilhões e 900 milhões de reais um valor que subiu em 6 bilhões e 600 milhões de reais, desde a última atualização.

Os administradores precisavam entregar uma documentação para a Justiça do Rio de Janeiro, com isso, ao refazerem a conta da dívida perceberam esse aumento no valor.

Inicialmente tinha sido divulgado, que a dívida era de 41 bilhões e 200 milhões de reais, agora esse valor subiu para quase 48 bilhões.

As lojas Americanas também foi multada em 11 milhões de reais por descumprir ofertas, cancelar compras e não entregar os produtos para os consumidores.

Um PROCON de Minas Gerais, foi o responsável por multar a varejista, no site Reclame Aqui, de janeiro de 2020 até janeiro de 2022 o site recebeu 445 reclamações relacionadas a estes três itens, somente de consumidores mineiros a varejistas.

Leia Também: Americanas: Sindicatos e Governo debatem o futuro de 44 mil funcionários

Encerramento do serviço de vendas por telefone

A Americanas encerrou hoje o serviço de vendas por telefone e cancelou o contratos de parte dos fornecedores terceirizados. Os três maiores acionistas, Jorge Leman Marcel Telles e Beto Sicupira, propõe injetar um bilhão de reais na recuperação da empresa mas o aporte viria na forma de empréstimo.

Americanas já pediu a justiça o direito de tomar o crédito Extra que pode ser concedido por bancos ou inteiramente pelos três empresários.

Nesta quarta-feira uma notícia abalou o mercado financeiro, a possibilidade de um roubo de mais de 30 bilhões em uma outra empresa ligada ao Trio.

A Ambev que controla as marcas Brahma e Antártica, segundo uma reportagem, a empresa apresenta inconsistência relacionadas a créditos fiscais, as ações da AMBEV na bolsa caíram três e meio por cento nesta quarta-feira.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

12 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

12 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

13 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

14 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

14 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

14 horas ago