Chamadas
Leonardo Rolim deixa o comando do INSS
Conforme o Jornal Contábil já havia noticiado no final de outubro, a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sob novo comando. O governo federal publicou hoje em Diário Oficial a exoneração de Leonardo Rolim. Ele agora irá comandar a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Rolim será substituído por José Carlos Oliveira que já era um dos nomes cogitados para o cargo.
Na Secretaria de Previdência, Rolim substituirá Narlon Gutierre. A situação já vinha se desenrolando há algum tempo quando o Ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni se mostrava insatisfeito com a atuação de Rolim.
A gestão do INSS é um dos pontos frágeis do governo. Até o momento, há uma fila de dois milhões de pessoas aguardando benefícios. Acabar com essa espera é uma promessa do governo, que nunca foi cumprida. Rolim também vinha enfrentando duras críticas, inclusive internas, por essa dificuldade em reduzir a fila de pedidos de beneficiários represados no instituto.
Ele estava no cargo desde janeiro. Ele assumiu no lugar de Renato Vieira e já comandou a Secretaria de Previdência no início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em janeiro de 2020, para assumir o INSS.
Fila do INSS
A demora nas respostas dos benefícios da Previdência e que vem ocasionando a fila é a falta de pessoal. Essa é a justificativa da autarquia. O déficit de servidores no INSS chega a 23 mil pessoas, segundo levantamento realizado pela Federação Nacional das Associações de Servidores da Previdência Social (Fenasps).
O próprio INSS, inclusive, enviou um documento ao Ministério da Economia solicitando abertura de concurso para preenchimento de 7,5 mil vagas.
Dentre os pedidos que estão mais em atraso são relativos ao auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.