Leonardo Rolim deixa o comando do INSS

Conforme o Jornal Contábil já havia noticiado no final de outubro, a Presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sob novo comando.  O governo federal  publicou hoje em Diário Oficial a exoneração de Leonardo Rolim. Ele agora irá comandar a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Rolim será substituído por José Carlos Oliveira que já era um dos nomes cogitados para o cargo.

Na Secretaria de Previdência, Rolim substituirá Narlon Gutierre. A situação já vinha se desenrolando há algum tempo quando o Ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni se mostrava insatisfeito com a atuação de Rolim. 

A gestão do INSS é um dos pontos frágeis do governo. Até o momento, há uma fila de dois milhões de pessoas aguardando benefícios. Acabar com essa espera é uma promessa do governo, que nunca foi cumprida. Rolim também vinha enfrentando duras críticas, inclusive internas, por essa dificuldade em reduzir a fila de pedidos de beneficiários represados no instituto. 

Ele estava no cargo desde janeiro. Ele assumiu no lugar de Renato Vieira e já comandou a Secretaria de Previdência no início do governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele deixou o cargo em janeiro de 2020, para assumir o INSS. 

Fila do INSS

A demora nas respostas dos benefícios da Previdência e que vem ocasionando a fila é a falta de pessoal. Essa é a justificativa da autarquia. O déficit de servidores no INSS chega a 23 mil pessoas, segundo levantamento realizado pela Federação Nacional das Associações de Servidores da Previdência Social (Fenasps). 

O próprio INSS, inclusive, enviou um documento ao Ministério da Economia solicitando abertura de concurso para preenchimento de 7,5 mil vagas.

Dentre os pedidos que estão mais em atraso são relativos ao auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Pagamentos do Bolsa Família chegam mais cedo em dezembro

Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício

23 minutos ago

Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026

Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas

2 horas ago

Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas

Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…

2 horas ago

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

3 horas ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

3 horas ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

5 horas ago