Chamadas
Licença maternidade: Quanto tempo o INSS pode demorar para analisar o pedido?
O que muitas mamães que tiveram o salário maternidade negado pelo INSS deveriam e precisam entender é que não basta apenas protocolar o pedido e aguardar a carta de concessão em suas casas, é preciso ir muito além disso, tais como: apresentar as provas corretas, acompanhar a tramitação do requerimento e ficar atento para atender eventuais exigências formais.
Por isso, a importância de procurar uma equipe especializada na assessoria previdenciária para te ajudar e orientar na hora de requerer o salário maternidade.
Embora tenha previsão legal que limita o prazo de resposta do INSS, na prática tal prazo não é atendido e a previdência social justifica a demora no prazo de resposta baseando-se em carência de servidores para atender a demanda de pedidos, dentre outros.
O que significa benefício habilitado?
Benefício habilitado significa que o pedido do salário maternidade já está no sistema aguardando para ser analisado.
Isso acontece quando qualquer cidadão solicita um benefício e fica aguardando a verificação dos documentos que comprovam a real necessidade do auxílio maternidade.
Tipos de status que o salário maternidade pode apresentar
Benefício em Exigência
Neste tipo de status, significa que o salário maternidade foi habilitado e analisado pelo INSS, mas precisa de documentos complementares para concluir o seu processo.
Nesse caso, é solicitado ao segurado uma chamada de carta de exigência oportunizando ao segurado de comparecer na a agência da previdência social e apresentar os documentos faltantes.
Na própria carta de exigência já estará expresso quais são os documentos que estão faltando para concluir o seu pedido do benefício. Lembrando que o prazo para cumprimento de exigência no INSS é de apenas 30 dias, a partir do momento em que você recebeu a carta.
Benefício deferido = aprovado
Diferente de benefício habilitado, ao verificar que o salário maternidade consta como deferida, isso significa que o INSS está dando uma resposta positiva à solicitação: o benefício foi concedido
Benefício Indeferido
Quando o seu pedido aparece como indeferido na carta de concessão INSS, significa que você não preencheu os requisitos para concessão do benefício e por esta razão foi negado.
Benefício Cancelado
O cancelamento do salário maternidade pode acontecer por inúmeros fatores e um dos mais comuns pode estar relacionada ao tempo de contribuição da segurada.
Desta forma, o seu benefício foi habilitado e analisado pelo INSS, mas por algum motivo você não continuou tendo o direito, e o benefício acabou sendo cancelado.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Real Previ
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep