Designed by @yanalya / freepik
Seguramente, dez entre dez pessoas que possuem um site para fazer negócios na Internet querem ocupar boas posições no Google. Mas para atingir essa meta, é preciso, antes de mais nada, saber como ele funciona.
Os motores de busca, como o Google, funcionam como uma “grande biblioteca” de sites. Quando se insere um termo para pesquisa, o Google exibe os resultados em uma ordem hierárquica que não é aleatória.
Ele elenca os sites em ordem de importância dentro daquele contexto, ou seja, mostra primeiro aqueles que os robôs do buscador entendem que melhor respondem à demanda do usuário.
Hoje já se sabe que para um site ser bem colocado no Google, ele deve contar com “votos de confiança” de outros sites, que são os links. Ou seja, quanto mais links de sites relevantes forem direcionados para uma página, melhor ela será vista pelo Google e, portanto, melhor será o seu ranqueamento.
Esses votos de confiança (links) são chamados de backlinks. E essa construção de backlinks faz parte das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e é conhecida no mercado de marketing digital como Link Building.
As técnicas de SEO visam otimizar as classificações nas SERPs (Search Engine Results Page) – páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. A técnica prevê a execução de estratégias personalizadas dentro dos sites, processo chamado de SEO Onpage. O trabalho focado no que ocorre fora dos sites é o SEO Offpage. O link building tem papel fundamental nesta abordagem.
Obter um portfólio de backlinks robusto requer um esforço contínuo e focado. Para que a estratégia de link building seja eficiente, é preciso entender como ela funciona.
O Google rastreia a Web seguindo os hiperlinks. Ele cria um índice a partir das páginas encontradas. Quando se pesquisa um tópico, portanto, o usuário não está usando toda a Web diretamente, mas sim acessando os sites que são rastreados pelo Google.
O buscador armazena seus índices em vários Data Centers. Os últimos números informados pela empresa referentes ao seu armazenamento são da ordem de, aproximadamente, 130 trilhões de páginas.
São utilizados algoritmos, Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) e códigos de classificação para determinar os resultados mais relevantes.
Vale lembrar que o Google trabalha duro para manter seus resultados de pesquisa livres de práticas manipulativas, impondo penalidades que podem até remover um site do seu índex.
Isso significa que todo o trabalho que vise otimizar um site para performar bem junto ao buscador deve respeitar as diretrizes da empresa para que o “tiro não saia pela culatra”
Existem várias métricas para determinar se um backlink tem ou não qualidade. De acordo com especialistas em SEO, é preciso atentar a alguns fatores na hora de colocar em prática uma estratégia de link building que seja eficaz.
Táticas de link building, para gerarem resultados, requerem trabalho árduo, tempo e expertise. Empresas e marcas que não dispõem de tempo ou de equipe para executar a estratégia de forma adequada, podem se beneficiar de uma agência de link building.
É uma forma segura para construir links que gerem resultados reais, evitando riscos de penalizações dos mecanismos de busca.
Saiba como o empregado é protegido e quais são as verbas rescisórias neste caso
Entenda como as alterações abrirão caminho para mais exigências e ampliarão o valor das penalidades…
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido