Imagem por @ijeab / freepik
O investimento em saúde cresce exponencialmente no Brasil, só nos dois últimos anos o Ministério da Saúde investiu R$ 6,6 bilhões em ações e serviços. Seguindo essa tendência, a FEHOESP (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) fez um levantamento entre janeiro e setembro de 2018 e percebeu que o investimento privado na saúde também foi muito significativo.
Todo esse movimento financeiro corresponde a 9% do PIB nacional, de acordo com IBGE, números que colocam o país como oitavo maior mercado do mundo. Mas esse não é apenas um movimento nacional, de acordo com o estudo “2018 Global Health Care Outlook: The evolution of Smart Health”, os gastos globais com cuidados com a saúde devem aumentar em uma taxa anual de 4,1% até 2021.
“Em 2018 nós movimentamos cerca de R$ 75 bilhões em medicamentos, o que é muito dinheiro, e estamos prontos para ampliar nossos serviços até o fim de 2019 de acordo com essa tendência mundial.”, afirma Roberto Vilela, presidente da RV Ímola, empresa especializada em logística hospitalar e que fica sediada em, Guarulhos.
Investimento x Gasto
A logística hospitalar pode representar até 50% de todo o custo de atendimento em saúde, segundo o Saúde Business. Ou seja, a ineficiência desse processo pode impactar significativamente na saúde financeira de hospitais e clínicas.
Dentre os benefícios de ter uma logística hospitalar bem estruturada, o que mais impacta na gestão é a redução de custos com aquisições e armazenamento. Por isso que o Roberto Vilela, empresário que atua há 38 anos no ramo, irá dar sete dicas para melhorar processos dos operadores logísticos:
1. Mapeie os processos
Entender todos os processos da logística hospitalar é um passo fundamental para melhorar as atividades inerentes a cada uma das etapas e, assim, atingir um nível de eficiência maior. Então, comece mapeando todos os processos e construindo os fluxos de sua atual prática.
2. Prepare o seu centro de distribuição
A gestão logística do estoque de medicamentos e insumos hospitalares é um dos grandes desafios das empresas do setor, pois são materiais altamente perecíveis e que exigem o manuseio correto para que permaneçam aproveitáveis por mais tempo. Ambientes climatizados, com espaços adequados para o armazenamento dos medicamentos e insumos são a base para que seu centro de distribuição seja um fator facilitador para a logística hospitalar.
3. Mantenha um relacionamento com os fornecedores
Uma vez que permite o desenvolvimento de iniciativas em conjunto para tratar os gargalos da cadeia produtiva. A integração do sistema de gestão hospitalar com o sistema de estoque e vendas do fornecedor agiliza o processo de pedidos e garante abastecimento constante sem que um funcionário necessariamente tenha que se lembrar de fazer o pedido.
4. Implemente sistemas de gestão de estoque
As tecnologias adequadas para a logística hospitalar também devem ser uma preocupação para aumentar a eficiência da gestão hospitalar como um todo. Ao implementar, o fluxo de informações entre setores agiliza e a quantidade de trabalho administrativo realizado pela equipe de saúde diminui.
5. Confie na sua gestão
Uma gestão logística hospitalar eficiente também considera a rastreabilidade dos medicamentos e insumos como uma das premissas para atingir a excelência na cadeia produtiva. Usando o código de barras dos materiais, é possível controlar todas as movimentações, desde a saída do fornecedor até a administração nos leitos.
6. Acompanhe indicadores de desempenho
Comece estabelecendo metas de redução de custos com desperdícios no processo logístico, metas de eficiência para o controle de medicamentos e insumos, metas de qualidade no atendimento aos pedidos realizados ao estoque e assim por diante. Envolva o time definindo metas de performance, como qualidade no atendimento, agilidade na separação e destinação dos insumos e manutenção do estoque, entre outras. Monitore constantemente como essas metas vêm sendo atingidas e descubra novas formas de otimizar a logística hospitalar por meio da análise desses indicadores.
7. Regulamente os processos
A Anvisa é o órgão que fiscaliza todo o setor farmacêutico e hospitalar. Falhas geram prejuízos financeiros e institucionais para a empresa. A logística farmacêutica traz a regulamentação desse processo, de forma que todas as regras da Anvisa sejam cumpridas sem erros.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…