Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve ser liberado no final do mês. Os trabalhadores com contas vinculadas ao FGTS vão poder receber os lucros registrados pelo fundo em 2020. Deverá ser repassado pela Caixa Econômica Federal um valor em torno de R$ 5,9 bilhões (70% do lucro do FGTS no ano passado).
O rendimento será direcionado aos trabalhadores formais conforme o saldo que possuíam em suas contas no fundo, até 31 de dezembro do ano passado.
Anualmente o FGTS tem um rendimento fixado em 3% mais a porcentagem da TR (Taxa Referencial), esta taxa se encontra zerada. Esse rendimento de 3% ao ano + a TR já foi repassado aos titulares.
O FGTS possui mais de 83 milhões de trabalhadores cotistas, sendo um total de 166 milhões de contas ativas (emprego atual) e inativa (emprego anterior), são justamente estas contas que poderão ser beneficiadas com a liberação do lucro.
Os lucros repassados para os trabalhadores não terão saque imediato, isso porque, o dinheiro só poderá ser retirado em casos como de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves ou na compra do primeiro imóvel.
Para quem deseja saber o seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), poderá fazer da seguinte forma:
por aplicativo,
mensagem no celular (SMS)
site da Caixa – caixa.gov.br/
internet banking da Caixa.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…