Durante a reunião da Cúpula Luso-Brasileira em Lisboa, ocorrida no último sábado (22), foram firmados treze acordos de cooperação entre o Brasil e Portugal em áreas como turismo, comunicações, saúde e produção audiovisual.
Um dos acordos mais relevantes estabelece a validação mútua dos diplomas das etapas de ensino que precedem o ensino superior, abrangendo tanto o ensino médio e fundamental no Brasil como o ensino básico e secundário em Portugal.
Leia Também: Lula É Recebido Pelo Presidente De Portugal E Presta Homenagem A Camões
Com a equivalência de estudos, o processo de reconhecimento de diplomas de brasileiros que desejam estudar ou trabalhar em Portugal será simplificado, reduzindo a burocracia envolvida nesse processo.
De acordo com um assessor que acompanhou a visita do presidente Lula a Portugal, o acordo firmado garante a validade mútua dos graus escolares obtidos no Brasil e em Portugal.
Isso significa que um aluno que tenha concluído o sétimo ano no Brasil poderá continuar seus estudos no oitavo ano em Portugal (ou vice-versa), de acordo com as equivalências estabelecidas pelos sistemas educacionais dos dois países.
Além do acordo sobre a equivalência de diplomas, outra negociação que pode simplificar a vida de quem se desloca do Brasil para Portugal é um memorando de entendimento que visa promover o reconhecimento mútuo das carteiras de habilitação.
Essa medida já está em vigor e evita que os condutores tenham que realizar novos exames para dirigir no país de destino, o que pode facilitar o processo de adaptação dos imigrantes.
Leia Também: Lula Assina 15 Acordos E Parcerias Com Xi Jinping Em Pequim
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…