Lula já tem um nome para diretor do Banco Central, após saída de Serra

Conforme publicação do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 27 de março, o economista Bruno Serra Fernandes foi exonerado da posição de diretor de Política Monetária do Banco Central (BC). A saída do, até então, ocupante do cargo também foi anunciada pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto. 

“Em nome do Banco Central, o presidente Roberto Campos Neto agradece ao diretor Bruno Fernandes pelos relevantes serviços prestados ao Banco Central e à Diretoria Colegiada”, disse o presidente do BC

Lembrando que o mandato de Bruno Serra já havia sido encerrado em fevereiro, de modo que desde então ele vinha ocupando o cargo de forma interina. O economista não manifestou interesse em se manter no cargo, e sua exoneração foi dada de forma retroativa à 23 de março. 

A posição deixada por Serra, se destaca como uma das mais importantes do Banco Central, em virtude da função ter intrínseca relação com o mercado financeiro. Portanto, grande é a expectativa para saber quem irá ocupar o cargo vago, até então. 

Quem deve assumir o cargo de diretor do BC?

No momento, há dois cargos para serem decididos na diretoria do Banco Central, sendo o já falado Diretor de Política Monetária deixado por Serra, e o de Diretor de Fiscalização , até então ocupado interinamente por Paulo Souza. 

Souza chegou a manifestar interesse em permanecer na diretoria de educação, entretanto, o governo decidiu substituí-lo. Segundo informações dos bastidores pela colunista do G1, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já possui dois prováveis nomes para indicar aos respectivos cargos da diretoria do BC, são eles: 

  • Rodolfo Fróes para Diretor de Política Monetária: executivo que possui extensa experiência no mercado financeiro, e é graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Rodrigo Monteiro para diretor de Fiscalização: servidor de carreira do BC,  formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Se nomeado, Monteiro pode representar o primeiro diretor preto da História do banco público.

De acordo com informações dos bastidores, ambos os nomes que são cotados para indicação de Lula, partem de sugestões de Fernando Haddad. O gestor teria aprovado as indicações trazidas pelo atual ministro da Fazenda. 

Nomeação dos indicados

Vale ressaltar que Fróes e Monteiro ainda não foram nomeados à diretoria do BC, aliás nem sequer ainda houve uma indicação formal. Os dois prováveis futuros diretores do BC foram discutidos com Haddad, e em breve devem ser anunciados oficialmente. 

Para que ambos sejam nomeados, deve haver uma indicação formal vinda do presidente. Em seguida, os nomes indicados deverão passar pela análise do Senado Federal, que ocorre em duas etapas: 

Primeiro, os indicados são submetidos à sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e posteriormente eles passam por votação no plenário da casa, para assim conseguir a aprovação definitiva.

Lucas Machado

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

12 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

14 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

15 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

15 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

16 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

18 horas ago