Categories: Política

Lula veta projeto que zera IPI de móveis e ‘linha branca’ para famílias atingidas por desastres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o projeto de lei que isentava o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de móveis e eletrodomésticos da chamada “linha branca” por moradores de áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos. Seriam desonerados, por exemplo, fogões, refrigeradores, máquinas de lavar roupa e tanquinhos, cadeiras, sofás, mesas e armários.

 

A isenção do IPI sobre esses produtos foi aprovada no Parlamento em julho deste ano, em uma ação que beneficiava a população atingida pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. 

Apesar de prever a medida para afetados por tragédias de forma geral, havia um acordo, quando o projeto foi aprovado, para que parte do texto fosse vetado na intenção de permitir a isenção apenas ao RS.

Justificativa do veto

Para justificar o veto integral, o governo alegou que a proposta “contraria o interesse público, uma vez que criaria renúncia de receita sem previsão na lei orçamentária ou instituição de medidas de compensação”.  

A posição foi assinada pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, que justificaram, ainda, a ausência de previsão de prazo máximo de vigência do benefício.

O governo também afirmou que haveria prejuízo na efetividade da medida porque o consumidor final dos bens desonerados não seria o contribuinte de direito do imposto, a partir do risco de apropriação dos benefícios como forma de aumento de lucro dos produtores e fornecedores. Isso, de acordo com a mensagem de veto, poderia não alcançar “o objetivo pretendido de mitigar danos materiais de residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”. 

Agora, o próprio Congresso vai avaliar se sustenta ou derruba o veto presidencial. Caso haja a derrubada do veto, a isenção será válida.

loureiro

Recent Posts

Entenda como ficam as regras de aproveitamento de créditos de ICMS depois das alterações do Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo anunciou novas regras sobre como usar créditos de ICMS. As…

16 horas ago

Guia do 13º salário: entenda seus direitos, prazos e como calcular

Veja exemplos para o cálculo, os prazos obrigatórios e a base legal do 13° salário

16 horas ago

Pix no Cartão! BC prepara incluir Pix no chip dos cartões de crédito

O consumidor passaria a escolher entre crédito, débito ou Pix quando fosse pagar com cartão

16 horas ago

Pé-de-Meia: oitava parcela nesta terça; veja quem recebe

O Ministério da Educação (MEC) realiza nesta terça-feira (28) o pagamento da oitava parcela do…

17 horas ago

Governo restitui R$ 2,3 bi em fraude do INSS e abre nova fase de acertos

Acordo de ressarcimento por descontos indevidos atinge 3,37 milhões de pagamentos; investigações apontam falsificação de…

18 horas ago

Arsenal digital das PMEs: ferramentas acessíveis para a contabilidade 2026

De planilhas avançadas a ERPs básicos: As soluções de baixo custo que vão profissionalizar as…

20 horas ago