Mais de 45 mil trabalhadores têm atraso no seguro-desemprego

Uma indisponibilidade na operação de transferência bancária do Banco Central resultou no atraso do pagamento de 45.335 parcelas do seguro-desemprego. A informação teve sua divulgação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na noite de quinta-feira, dia 18.

Apenas as parcelas via TED foram devolvidas, e o ministério assegurou que serão reemitidas para pagamento na próxima terça-feira,  dia 23 de maio. O pagamento via TED das parcelas estava programado para terça-feira, dia 16.

Dessa forma, os trabalhadores poderão consultar as informações de pagamento em suas Carteiras de Trabalho Digitais a partir das 12h deste sábado (20). O MTE lamenta o ocorrido e reitera que atua no sentido de assegurar os benefícios a que os trabalhadores têm direito.

Leia também: Empregado Doméstico Recebe Quantas Parcelas De Seguro-Desemprego?

Vale ressaltar que desde o dia 11 de maio, a parcela mínima do seguro-desemprego subiu para R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo.

Imagem por @syda_productions / freepik

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um dos direitos dos trabalhadores brasileiros que está incluído na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Por intermédio desse benefício o governo concede auxílio em dinheiro por determinado período de tempo — que varia de 3 a 5 meses — ao empregado que perdeu o emprego contra a sua vontade.

Pode receber o seguro-desemprego o trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa, incluindo casos de rescisão indireta (quando o empregado “dispensa” o patrão). Empregados domésticos também têm direito. 

Além desses casos, o benefício é de direito do funcionário com registro em carteira que teve o contrato de trabalho suspenso para participar de curso ou programa de qualificação profissional. Além do pescador profissional durante o período do defeso e o trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

10 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

12 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

13 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

14 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

16 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

17 horas ago