Categories: News Yahoo

Marketing e gestão: Clínicas e consultórios também devem investir em inovação

São inegáveis os avanços da tecnologia e inovação na área de saúde, seja nos campos da pesquisa ou no atendimento ao paciente.

Entretanto, na opinião de Éber Feltrim, fundador e CEO da SIS Consultoria, clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios precisam inovar, mas todos os segmentos de negócios necessitam estar aptos a fazer mudanças e melhorar.

Para ele, são muitos os desafios da área, em especial, a qualificação técnica da equipe, pois um bom time promove a cultura da inovação sem muito esforço, “lembrando que o porteiro e o médico são parte de um mesmo time e todos fazem uma grande diferença no serviço oferecido”.

Outro fator de importância é a gestão de informações. É necessário ter controle de todos os dados, sobre os clientes, o estoque, pós-venda e até mesmo entradas e saídas do consultório.

A última questão que deve ser colocada em prática é conhecer a percepção dos pacientes com relação ao trabalho que está sendo feito, para entregar ainda mais do que é esperado.

De acordo com Feltrim, do ponto de vista tecnológico, tanto na parte técnica quanto na especialidade, os profissionais precisam ter o material necessário para se destacar, isso inclui aparelhos, sistemas, computadores e isso certamente impacta no sucesso da empresa e na aderência dos clientes.

“Já a humanização, pode parecer algo mais antigo, mas como consultor vejo que existe uma alta demanda de qualidade em atendimento e serviços, e com razão.

Qualquer estabelecimento pode ser prejudicado com reclamações na internet e marketing negativo, perdendo a oportunidade de conquistar e fidelizar novos clientes”, alerta.

Ele aponta ações simples de pré, venda e pós-venda para uma ação certeira de marketing, por exemplo, caso o paciente não tenha mudado de endereço e ainda esteja morando ou trabalhando próximo da clínica que costumava realizar os tratamentos, e por algum motivo não esteja retornando para as consultas, é preciso entender o que está acontecendo.

“Neste contexto, tudo indica que as duas situações devem ser aprimoradas. Quando o paciente nota que há uma preocupação com ele, com certeza voltará para consultas futuras”, destaca o CEO da SIS.

A SIS Consultoria desenvolve programas de capacitação e qualificação para clínicas, consultórios e hospitais ajudando esses estabelecimentos a oferecer estratégias de qualidade no atendimento, bem como identificar e promover diferenciais do negócio.

Por SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis (SP). 

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

9 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

11 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

12 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

12 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

13 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

15 horas ago