Connect with us

News Yahoo

Materiais de Construção: Vendas caem 2% em novembro

Autor: Leonardo Grandchamp

Publicado em

De acordo com Pesquisa Tracking, realizada mensalmente pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas no varejo de material de construção tiveram queda de 2% em novembro, mas acumulam alta de 4% em 2019.

A Anamaco ouviu a opinião de mais de 530 varejistas em todo o Brasil para entender como está o comércio que envolve telhas, tijolos, fios, encanamento e concreto, entre outros itens.

“As expectativas para este mês eram baixas, mas a Black Friday fez com que o volume negociado não fosse tão pequeno”, destacou Cláudio Conz, presidente da Anamaco.

[banner-rotativo]

A queda nas vendas não foi percebida em todas as regiões brasileiras. Na verdade, no Nordeste houve crescimento de 5% nas vendas, e no Sul cresceu 1%. Porém, os números negativos de outros locais impactou na medição nacional. A retração foi observada no Norte (14%), Centro-Oeste (10%) e Sudeste (7%).

“Nesta época, em que as famílias já se preparam para comemorar as festas de fim de ano, as vendas de tintas sempre têm resultados positivos e, em novembro, cresceram 6%. Os revestimentos cerâmicos e as telhas de fibrocimento cresceram 1% em relação a outubro”, afirma Conz.

A expectativa é que os resultados sejam positivos em dezembro. 45% dos empresários do setor de material de construção esperam bom desempenho nas vendas no fechamento do ano.

Pesquisa Tracking Anamaco é realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco e tem o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil