A compra, venda e regularização de um imóvel requer muita atenção, isso porque, existem certos documentos em que são exigidos a fim de permitir a transação corretamente.
Dentre os documentos necessários com relação a um imóvel, um dos documentos mais comuns e importantes está na matrícula de imóvel.
A matrícula de imóvel é muito conhecida pelas pessoas, no entanto, é um documento que causa muitas dúvidas, seja sobre sua funcionalidade ou ainda sobre sua emissão.
Nesse sentido, hoje abordaremos um dos principais documentos relacionados à transação de um imóvel, sendo ele a matrícula do imóvel. Descubra a partir de agora o que é este documento e como emiti-lo, acompanhe!
A matrícula de imóvel diz respeito a um documento em que atesta a existência de uma determinada propriedade. O documento é identificado por uma numeração única, onde a matrícula é aberta no primeiro registro do imóvel.
Através da matrícula de imóvel, deve-se constar todas as informações necessárias sobre o imóvel, assim como os dados de quem é o proprietário.
Vale destacar que uma vez registrada, a numeração da matrícula nunca mais será alterada, mesmo que o imóvel seja vendido ou até mesmo doado.
Todavia, mesmo a numeração da matrícula sendo única e nunca alterada, existem dados que compõem o documento e devem ser atualizadas quando houver algum tipo de transação ou ação judicial, que esteja relacionada ao imóvel.
Através da certidão da matrícula é possível identificar diversas informações, como:
Para conseguir emitir a matrícula do imóvel é necessário saber que ela é pública e pode ser emitida através do Cartório de Registro de Imóveis de onde a propriedade está localizada.
A maneira mais simples para conseguir acessar a matrícula é através do Cartório, todavia, também é possível realizar a consulta em sites que oferecem a opção de emissão de matrícula.
Através do site do Registro de Imóveis do Brasil é possível emitir a matrícula de forma online, tal como a versão existente no cartório, todavia, conforme a região do Cartório, a disponibilidade do serviço pode variar.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…