O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na terça-feira, 29 de julho, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Esta edição do programa registrou um total de 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos únicos – vale lembrar que cada estudante podia se candidatar a até três cursos.
Do total, 24.057 inscritos disputaram as vagas ofertadas pelo Fies Social. Para este segundo semestre, foram disponibilizadas 74,5 mil vagas em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições de ensino particulares.
Os estudantes que foram pré-selecionados têm um prazo apertado para complementar suas informações de inscrição: de 30 de julho até 1º de agosto. Após essa etapa, é preciso comprovar as informações declaradas na inscrição, seja de forma física ou digital, em até cinco dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino em que foram aprovados.
Quem não conseguiu a aprovação na chamada única não precisa desanimar. Esses candidatos serão automaticamente incluídos na lista de espera, e as convocações ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Leia também:
Em 2024, o programa Fies passou por importantes mudanças. Agora, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no Fies tradicional quanto no Fies Social.
O Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, ganhou destaque ao destinar 50% do total das vagas do Fies para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com o cadastro devidamente atualizado conforme o edital.
Para esse grupo, o programa oferece a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais. O objetivo do MEC é retomar o papel social do programa, oferecendo melhores condições de financiamento para estudantes de baixa renda.
O Fies é um programa do MEC, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que sejam aderentes ao programa.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.